sexta-feira, 5 de julho de 2013

Solberg aposta em bigode da sorte na Polônia: 'Está ajudando'






Um bigode curioso, que por vezes aparecia como um cavanhaque, tornou-se uma das marcas registradas de Giba na seleção de vôlei de quadra. De 2004, na campanha do ouro olímpico, até os Jogos de Londres, o ponteiro fez com que o visual se associasse aos títulos com a camisa verde e amarela. Nas areias, é Pedro Solberg quem possui um retrospecto favorável quando usa bigode. Supersticioso, o bloqueador recuperou a aparência que tinha em duas importantes conquistas da carreira para tentar a sorte no Mundial de vôlei de praia.

vôlei Pedro solberg bigode etapa da polônia (Foto: Helena Rebello)

Em 2008, quando jogava com Harley, Pedro Solberg deixou o bigode crescer pela primeira vez. No Guarujá, litoral paulista, sagrou-se o mais jovem campeão do Circuito Mundial aos 23 anos. No ano seguinte, novamente, decidiu apostar no visual. Desta vez ao lado de Benjamin, faturou no Open de Stare Jablonki o que até hoje é o seu único título em um torneio profissional na Polônia - ao lado de Bruno Schmidt, ele já havia conquistado o Mundial sub-21 em Myslowice. Agora líder do ranking mundial com o mesmo parceiro da base, Solberg deixou a barba crescer e depois raspou o "excesso".

Giba e Bruninho, Vôlei (Foto: Agência Reuters)

- Eu não tenho muita coragem de usar bigode, mas na verdade acho o máximo, curto para caramba. Usei na única vez em que tive sucesso aqui e pensei: 'Por que não usar de novo?'. Não foi pensando no Giba ou em ninguém, simplesmente deu vontade. Mas sempre achei maravilhoso quando ele usava. Acho que ele mudava dentro de quadra, que os adversários temiam, era difícil perder com a seleção. No meu caso eu não sei ainda. Mas botei e está ajudando.

A superstição do filho da ex-jogadora Isabel não para por aí. Com a campanha ruim na fase de grupos, onde os atuais campeões brasileiros perderam dois dos três jogos disputados, Solberg decidiu substituir alguns dos itens que compõem seu uniforme em quadra. Agora, como encara o mata-mata, manterá a aparência até se despedir da competição.

- Nesta sexta joguei com outros óculos. Os outros estavam dando azar, aí peguei um novo. No primeiro jogo eu estava com um boné branco. Perdi e não quis mais saber dele, peguei um azul. Eu não tenho uma tradição ou algo que siga sempre, mas sou supersticioso com certas coisas em tempo curto.

vôlei de praia Harley e Pedro Solberg 2008 (Foto: FIVB)Solberg estreou o bigode, antes menos espesso, ao lado de Harley, em  2008, e saiu campeão (Foto: FIVB)

Para o parceiro Bruno Schmidt, não há qualquer problema com as manias do companheiro.

- Aqui é o lugar mesmo de usar tudo. Óculos da sorte, cueca da sorte. Tem que se valer de tudo nesta hora.

Ao derrotarem os poloneses Fijalek e Prudel na segunda rodada, os líderes do ranking mundial se garantiram nas oitavas de final do Mundial. Na próxima fase, neste sábado, os dois enfrentam os australianos Kapa e McHugh por uma vaga nas quartas na Polônia.


Leia as NOTÍCIAS atualizadas do Voleibol
Veja FOTOS do Voleibol
Assista VIDEOS Voleibol

0 comentários:

Postar um comentário